O setor de construção civil voltou, ligeiramente, a mostrar melhoras no último ano. De acordo com o estudo Investimentos na Indústria 2019-2020, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% das grandes empresas realizaram investimentos em 2019 e 64% delas estão satisfeitas com esse aporte. E, ainda de acordo com o mesmo estudo, 84% das grandes indústrias pretendem investir em 2020, maior número dos últimos seis anos.
Entre os objetivos dos planos de investimento estão a melhoria do processo produtivo (36%) e aumento da capacidade da linha de produtividade (23%). Outra pesquisa, também da CNI – Sondagem da Construção, mostra que o índice de confiança do empresário da indústria de construção chegou a 64,7 pontos em janeiro, maior valor dos últimos dez anos.
E entre as intenções de investimentos previstos para 2020, de acordo com a pesquisa, estão: compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto ou processo. E, como se sabe, o setor de construção é um dos maiores compradores de vidros planos no País.
De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), o último panorama do setor de vidros planos, que possui dados de 2018, mostrou aumento em dois pontos: volume produzido (1,9%) e faturamento (8%). Apesar de se igualar a resultados anteriores, os números mostram que o setor está retomando bons números que já obteve anteriormente.
Das categorias de vidro plano, o temperado foi o destaque em 2018, sendo o principal produto entre os processados não automotivos, com mais da metade da produção nacional (53,9%). Na sequência vem o espelho com 28% e o laminado com 10,9%. A Cebrace, uma das líderes do segmento de vidro plano, acredita que 2020 comece com previsões positivas e retomada da construção civil. “As expectativas são as melhores para o setor vidreiro. Enxergamos esse momento com o pé no chão, dando continuidade aos projetos e com novidades para o segmento”, comenta Mônica Caparroz, gerente de marketing da Cebrace.
A marca também acredita ser um bom momento para retomar antigos projetos parados, principalmente na parte de inovação tecnológica. “É um momento em que os segmentos da construção e da arquitetura entendem cada vez mais os benefícios dos vidros produzidos com nanotecnologia para o clima brasileiro, como a possibilidade de reunir em um produto conforto térmico, economia de energia e design aprimorado aos projetos” complementa Mônica.
Outra atuante no ramo de construção civil, no segmento de ferragens e sistemas de acesso, a dormakaba também está animada com as expectativas deste novo ano. “Esperamos que o mercado aqueça não só na construção civil como também em outros setores. Acreditamos na retomada dos investimentos das grandes e médias indústrias, no crescimento do varejo e no incremento do turismo. Continuamos investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para atender todos os segmentos”, afirma Miguel Kahn, gerente de marketing e e-commerce LATAM da dormakaba.
Eventos que fortalecem o setor
As duas empresas citadas irão participar do principal evento de tecnologia e design para vidro plano da América Latina, a Glass South America. O evento reúne toda a cadeia produtiva, abrangendo os segmentos de máquinas e equipamentos, ferramentas, vidro plano, energia fotovoltaica, ferragens e acessórios.
Para Kahn, da dormakaba, a Glass South America é uma feira importante dentro do calendário da empresa. “O encontro de empresas, fornecedores e clientes é sempre muito produtivo para estimular o setor. Acreditamos que a Glass possa ser a confirmação dessa retomada que o mercado vem nos apresentando, tanto na geração de novos negócios como no lançamento de novos produtos”, opina.
Já para Mônica, estreitar relacionamentos por meio de eventos é um dos pontos mais relevantes. “A Glass é o evento mais importante do segmento vidreiro na América do Sul não só porque reúne todos os profissionais do nosso segmento, mas por ser uma oportunidade de estreitar a relação com toda a cadeia, expor lançamentos, trocar informações com clientes e prospects, gerar novos negócios e obter insights para desenvolvimento de novos produtos”.
O responsável pelo evento, Alexandre Brown, da promotora NürnbergMesse Brasil, também está otimista com a realização do evento, que acontece em junho deste ano, na capital paulista. De acordo com ele, o evento cresceu 5% em relação à última edição e está com 20 novas empresas expositoras. “A Glass South America se mantém na liderança do setor, sendo reconhecida como o principal palco do setor vidreiro. O nosso diferencial é que nosso visitante pode encontrar todas as soluções para o setor vidreiro, desde máquinas, acessórios, ferragens e vidros planos com as mais atuais tecnologias no mundo” conclui Brown.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.